Publicado em: 03/07/2019

Caldeirão Grande - Bahia está entre as cidades que mais investe em saúde e educação de acordo com o Índice CFA (Conselho Federal de Administração) de Governança Municipal divulgado nesta terça-feira (02). O município de Caldeirão Grande obteve IGM 7,83, sendo o mais bem avaliado entre as principais cidades da Bahia com até 20 mil habitantes. O índice avaliou a governança pública dos municípios brasileiros a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho, considerando dados de 2017. A pesquisa agrupou os municípios semelhantes de acordo com número de habitantes e renda per capita.

"Este índice nacional comprova o que pesquisas regionais têm já revelado recentemente: estamos no caminho certo. Temos administrado a cidade com responsabilidade, prezando por uma gestão séria com planejamento estratégico para que nosso município cresça sustentável, com respeito ao meio ambiente e garantia de qualidade de vida à população. Resultados como esse nos motivam a intensificar o trabalho e o empenho para termos uma Caldeirão Grande cada vez melhor para esta e para futuras gerações", salientou o prefeito Cândido Guirra (Candinho).

O estudo considerou áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança a partir de bancos de dados extraídos de bases públicas, como, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), DATASUS, sistema informatizado do Sistema Único de Saúde, MPF (Ministério Público Federal), entre outros.